Blog

  • Home
  • Blog
  • 5 razões para frequentar um grupo de apoio a enlutados
5 razões para frequentar um grupo de apoio a enlutados

5 razões para frequentar um grupo de apoio a enlutados

Você já pensou em frequentar um grupo de apoio a enlutados? Pois cada pessoa lida de uma forma com a notícia da morte de um amigo, familiar ou ente querido. Por isso, contar com o apoio de outras pessoas pode fazer a diferença. Dentro das universidades, igrejas e ONG’s existem grupos que realizam encontros e terapias para pessoas que enfrentam o processo de luto. Entenda os benefícios de frequentar uma reunião de apoio a enlutados

1º Aceitação

A dor da ausência precisa ser vivida. Ela é pessoal, subjetiva e intransferível. Isso significa que apenas a própria pessoa pode sentir com base no que já viveu ao longo dos anos. Dentro de um grupo de apoio é possível falar, ser ouvido com atenção e respeito e externar emoções como raiva, medo, desamparo e choro, que aliviam e levam para o caminho da aceitação.

2º Ressignificação da morte

A morte provoca um sentimento de vazio. Muitas pessoas perdem o sentido e ficam sem saber por onde recomeçar. Ouvir outras histórias, perceber que outras pessoas passam pelo mesmo processo, ajuda a elaborar a perda, entender mais sobre a morte e reaprender a viver a partir de uma nova perspectiva.

3º Acolhimento

Você sabia que muitas pessoas além de sofrerem, também se sentem culpadas por estarem sofrendo? Nessas horas, saber que existe um lugar de refúgio com estrutura e pessoas que estão com o mesmo objetivo – compreender, abraçar e apoiar – pode fazer toda a diferença. 

4º Superação

Algumas pessoas completam o processo do luto com menos de três meses, enquanto outras levam um ano, ou mais. Em todos os casos, é importante estar perto de quem não faça julgamentos e diga coisas inapropriadas como: “pare de sofrer, a vida continua”. Ao contar com um grupo de apoio, é possível se entender e trilhar seu passos para a superação. 

5º Ajudar outras pessoas

Depois de aprender tantas coisas dentro de um grupo de apoio a enlutados, certamente você encontrará métodos e carregará uma grande experiência para ajudar aliviar a dor de outras pessoas. Afinal, a morte é uma grande certeza e o apoio leva de volta a humanização e nos faz repensar o propósito e sentido de vida. 

Leia também: Como aprender a lidar melhor com o luto na terceira idade