Epitáfio: o que é e como escolher
Você sabe o que significa epitáfio? Segundo o dicionário, a origem da palavra é grega e se refere às frases escritas em placas de mármore ou metal que estão presentes nos túmulos das pessoas. É uma forma de homenagem final à pessoa que está sepultada naquele lugar.
Antigamente, o epitáfio tinha a função de narrar atos heróicos do nobre, rei ou membro da corte. Com o passar do tempo, acabou se tornando conhecido por todas as classes sociais e as preferências foram por poemas, citações, agradecimentos, algum destaque na biografia do falecido, uma dedicatória, entre outros.
O escritor Nelson Rodrigues, por exemplo, conhecido pelo seu humor ácido e politicamente incorreto, escolheu pessoalmente a sua homenagem: “Aqui jaz Nelson Rodrigues, assassinado pelos imbecis de ambos os sexos.”
Não há um levantamento oficial de quais são as frases mais utilizadas nas lápides, mas certamente frases bíblicas, trechos de músicas e poemas estão entre as escolhas preferidas para a homenagem tumular.
Escolha do epitáfio
Em alguns casos, a pessoa deixa registrada a sua vontade antes de falecer. Como falamos, pode ser uma frase que ela goste, um poema ou até o trecho de uma música. Os entes queridos podem decidir qual frase irá acompanhar o túmulo também. Nesse sentido, é considerada a trajetória de vida da pessoa que faleceu, e seus gostos pessoais, suas escolhas religiosas e sua trajetória de vida.
Frases de epitáfio
“Os teus dias duram por todas as gerações!” (Salmos 102:24);
“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós”;
“Quando morreres, só levarás aquilo que tiveres dado”;
“Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus” (Mateus 5:08);
“Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino.” (Mário Quintana, escritor e poeta brasileiro);
“É uma honra para o gênero humano que tal homem tenha existido.” (Isaac Newton, cientista e físico inglês);
“Foi poeta, sonhou e amou na vida.” (Álvares de Azevedo, escritor brasileiro)
“O tempo não pára…” (Cazuza, cantor famoso brasileiro)
“Aqui jaz a mais linda flor, colhida antes do tempo pela Vontade Divina” (novela “Espelho da Vida”, da Globo)
“Cada minuto que passa pode ser tudo que me resta para viver, mas eu desperdiço o tempo como se ele fosse infinito” (Elizabeth Jhin)
“A vida continua e a morte é apenas uma viagem” (Ivani Ribeiro)
Deixe um comentário