Exumação: entenda como funciona a técnica
Após o período de três a cinco anos, é necessário realizar a exumação do corpo, lembrando que existem exceções analisadas caso a caso
O processo de exumação consiste em remover o cadáver de sua sepultura, seja por questões pessoais, familiares, médicas ou até sob investigações policiais. A condução da exumação deve haver muito carinho e respeito pelos entes queridos.
Essa técnica deve ser realizada por profissionais capacitados, como médicos legistas, funerários ou profissionais da área da saúde que tenham este conhecimento e prática nesta área; o processo abrange a escavação da sepultura e a remoção do caixão e do corpo ou restos mortais.
Como é realizada a exumação?
Antes da exumação ser feita, é necessário solicitar uma permissão para tal ato, lembrando que pode variar devido às regulamentações locais. Essa permissão é concedida por um juiz ou autoridades da saúde.
Com a permissão em mãos, é possível solicitar o processo, que envolve os seguintes passos:
- Preparação do local;
- Abertura do túmulo;
- Exame do corpo;
- Re-identificação;
- Repatriação, em casos solicitados.
Quando solicitar a exumação?
Mesmo existindo um tempo mínimo para o processo, alguns casos são autorizados, como:
- Solicitação judicial;
- Transferência do corpo para outra local;
- Cremação;
- Questões administrativas.
Vale ressaltar que, é indispensável a presença de algum membro da família ou responsável. Caso os familiares não tenham a possibilidade ou se recusem a estar presentes, o processo deve ser devidamente fotografado.
Independentemente do motivo, é importante lembrar que esse procedimento é sensível e delicado para a família e entes queridos do falecido.
Deixe um comentário