Back to Posts

Projeto da UFPR atende pessoas que perderam entes queridos para a covid-19

O curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, de forma inédita e gratuita, o projeto “Luto: Vivências e Possibilidades”, que atende enlutados pela covid-19. O atendimento é feito para pessoas que perderam entes queridos para a doença e é realizado em parceria com o grupo Amigos Solidários na Dor do Luto (ASDL). 

A ideia foi construída como uma pesquisa-ação e o objetivo é produzir conhecimento sobre o impacto da pandemia na experiência de enlutamento das pessoas. Em fevereiro foram formados dois grupos de atendimento e, em março, serão mais dois, com uma média de oito participantes cada um. Os encontros são semanais, virtuais, e o processo dura seis semanas. 

A professora Joannelise de Lucas Freitas, coordenadora do projeto, explica que o primeiro passo do trabalho com o luto é construir um espaço de expressão, sem cobranças ou julgamentos. “O segundo é construir um espaço de vínculos e trocas, onde o apoio mútuo possa facilitar a compreensão e a travessia desse momento tão difícil, o que se torna especialmente relevante em um momento onde o apoio social é precarizado pelo próprio cumprimento das medidas sanitárias de distanciamento. E, finalmente, transmitir às pessoas participantes a oportunidade de conhecer um pouco melhor o que é o luto, desmistificando essa experiência e despatologizando a perda de entes queridos”, detalha. 

Cartilha

O curso também criou uma cartilha especial “Como ajudar alguém em luto”, para auxiliar no processo. A publicação reúne a definição de luto, dicas para ajudar a superar o momento, e como identificar quando é necessário procurar ajuda. O documento pode ser baixado aqui, de forma gratuita. 

Inscrições

As inscrições são realizadas por meio de formulário disponibilizado nas redes sociais do projeto. A expectativa é que em maio seja aberta uma nova turma.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Posts
× Podemos ajudar?