5 aplicativos para os idosos
Com 62 anos, a aposentada Sonia Maria Stanczyk começou a mexer no celular aos poucos, meio que por obrigação. “Fui vendo que não dava para ficar para trás. Era necessário me atualizar para manter contato com os filhos e netos”, explica. No começo, só o Whatsapp. Depois, ela foi baixando apps para jogos e outras funcionalidades, sendo o preferido o jogo de caça palavras. “Se você tiver cuidado, dá para mexer em tudo”, explica.
Sonia faz parte das estatísticas: o Brasil não para de envelhecer. De acordo com o IBGE, o país possui 28 milhões de idosos, cerca de 13% da população total. E a população com idade superior a 60 anos, graças à inclusão digital, tem se tornado mais ativa.
Por isso, a Paraná Luto fez uma seleção com 5 apps para idosos:
O app Rádio Saudade é para o idoso que adora falar “as músicas do meu tempo”. Nele, será possível encontrar canções dos anos 50, 60, 70 e dos mais diferentes ritmos e gêneros.
Esse app é para quem está entrando na vida digital: são tutoriais interativos que explicam as funções básicas de um smartphone e conta com narrações em áudio e vários passo a passo para ajudar a pessoa a mexer em um aparelho de celular.
Para motivar o idoso a se manter ativo, esse app concentra diversas atividades elaboradas por fisioterapautas com foco em membros inferiores, postura, equilíbrio e marcha. É para lembrar a se exercitar no dia a dia e não ficar parado! Mas, lembre-se: conte sempre com a orientação médica.
Na categoria assistente do dia a dia, esse app ajuda o idosos a lembrar os logins e senhas da vida digital. Só é necessário lembrar da chave-mestre, que abre o aplicativo.
Conta com cinco níveis de dificuldades: fácil, normal, difícil, grande e enorme. Ideal para distrair e passar o tempo, além de exercitar o cérebro.
Deixe um comentário